Um aplicativo desenvolvido de forma colaborativa para auxiliar no cálculo dos descontos de armazenagem durante armazenamento de grãos/cereais, considerando impureza, umidade e quebra técnica.
O produto proveniente da área de cultivo, normalmente, apresenta teores de impureza e umidade superiores aos recomendados para comercialização, armazenagem ou processamento. Portanto, na recepção as cargas devem ser devidamente amostradas, para que sejam determinados os teores de impureza e umidade a fim de proceder aos cálculos relativos às quantidades de: (i) impurezas a ser removida pelas máquinas de prélimpeza e limpeza; e (ii) água a ser evaporada durante a secagem.
Denomina-se quebra de impureza o valor percentual a ser aplicado ao valor da massa da carga recebida para determinar a quantidade de impureza a ser removida. Entende-se por impurezas materiais estranhos à massa de grãos, como: partículas de solo, pedras e restos vegetais. E por teor de impurezas a relação percentual entre as quantidades de impureza e de produto.
A quebra de umidade refere ao cálculo da quantidade de água a ser removida do produto no processo de secagem.
Denomina-se quebra técnica a uma redução de peso do produto armazenado causada principalmente pela atividade respiratória dos grãos, que conduz ao consumo de matéria seca constituinte.